Filmagem
Atendendo ao facto de:
1- pretendermos criar um vídeo sobre o contributo das tecnologias de apoio na promoção da autonomia de quem as utiliza;
2- procurarmos aproveitar sessões de formação sobre uma determinada tecnologia/produto de apoio;
3- pretendermos mostrar o uso de uma tecnologia/produto de apoio por parte de um aluno com necessidades educativas especiais de carácter permanente em diferentes contextos;
consideramos que poderemos ter como "estúdio" ou "estúdios" de filmagem diferentes espaços, sobretudo espaços relacionados com o contexto escolar como sendo a sala de aula do aluno, o bar da escola, o exterior da escola, o corredor, o CRTIC de Pombal, a sala de terapia da fala, a sala de aula/formação.
Acreditamos que uma das principais desvantagens da utilização destes espaços é o "ruído" que interfere na qualidade do som das filmagens.
Já realizámos algumas filmagens com recurso a uma pequena câmara Sony DSC-H55.
Durante as filmagens não recorremos a um tripé pelo facto de não termos nenhum disponível.
Das filmagens efetuadas descatamos:
- A Filmagem da Ação de Formação sobre a Utilização de uma Tecnologia de Apoio - "Grid 2, Um Software para Todos!" onde estiveram presentes a encarregada de educação, o docente de educação especial, a terapeuta ocupacional e a terapeuta da fala do aluno que será "o protagonista" do nosso pequeno filme, entre outros docentes, teapeutas e assistentes operacionais.
- As Filmagem da Utilização das Tecnologias de Apoio - Tablet e Software Grid 2 - em diversos contextos, nomeadamente, sala de aula e terapia da fala e bar da escola.
Podemos concluir, pela análise das mesmas, que a qualidade do som e da imagem não são as melhores, sendo notórios os ruídos e os reflexos da luz.
Vamos ver como ficará o produto final, apesar destes constrangimentos.
Finalmente terminámos o nosso vídeo que podem ver aqui.