Avaliação

 

Após termos concluído o Curso de Iniciação à Produção de Vídeo impõe-se, neste momento, uma pequena reflexão sobre as aprendizagens realizadas.

No que concerne à construção do storyboard, começámos por planificar sumariamente o trabalho que pretendíamos realizar em termos da temática a desenvolver e da mensagem a transmitir. Tentámos clarificar de igual modo os objetivos que pretendíamos alcançar e analisámos os recursos disponíveis. Numa segunda fase, procedemos à elaboração do Guião e do storyboard, tendo sido utilizado o Celtex, programa que apresentava funcionalidades muito úteis para a criação do trabalho pretendido. À medida que fomos avançando, foi necessário procedermos a várias alterações e à correção de múltiplos aspetos, sobretudo relacionados com os planos de filmagem.

Aquando do processo de filmagem, procurámos respeitar, em termos globais, o guião, no entanto foram vários os constrangimentos com os quais nos fomos deparando, em especial porque as filmagens decorreram num ambiente natural e tiveram que ser realizadas em contextos muito específicos, não tendo sido possível criar as condições que considerávamos ideais. Estes constrangimentos verificaram-se também no que respeita ao material técnico de que dispúnhamos, que nem sempre foi verdadeiramente o mais indicado, o que dificultou, a título de exemplo, a adequação correta da iluminação ou a captura do som com uma maior estabilidade e definição.

A edição no Movie Maker resultou num trabalho bastante interessante. A principal vantagem do programa consiste na sua simplicidade no facto de permitir adicionar uma série de recursos como, por exemplo, efeitos de transição; texto e áudio. A edição do vídeo permitiu, de algum modo, minimizar alguns aspetos menos positivos que resultaram da forma como teve que ser feita a captura da imagem e do som. De facto o resultado final superou as nossas expectativas.

O processo de legendagem foi complicado, devido à necessidade de sincronização da imagem/ som com a legenda, tendo sido utilizado para o efeito os programas freeware Subtitle Workshop4 e SubtitleEdit. Considerámos de igual modo que a legendagem se justificava na parte do vídeo correspondente à utilização do GRID2 pelo aluno em contexto de sala de aula e no bar da escola, tendo sido esse o trabalho levado a cabo.

O carregamento do vídeo no youtube foi fácil, estando neste momento o vídeo disponível em https://www.youtube.com/watch?v=M5YWOzvAakY.

Em guisa de conclusão, consideramos ter alcançado, globalmente, os objetivos inicialmente propostos, pois o trabalho final foi ao encontro das nossas expectativas e adquirimos um conjunto de competências que nos podem vir a ser úteis no futuro.

 

 

 


Contactos

CRTIC de Pombal